Síndrome dos Ovários Policísticos
- Leonardo Garnica
- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A Síndrome dos Ovários Policísticos, é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação. Ela causa um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos no ovário.Sabemos que o aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual, porém em portadoras da Síndrome de Ovários Policísticos (SOP), esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana que fica aumentada em tamanho.
A síndrome acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos e o diagnóstico tornou-se mais preciso com a popularização do exame de ultra-som e dosagem de alguns hormônios sexuais.
Os fatores que levam ao desenvolvimento da SOP não são totalmente conhecidos, porém sabemos que tem origem genética.
Ciclos irregulares, menor freqüência de ovulação e dificuldade para engravidar podem ser características comuns da síndrome dos ovários policísticos. O distúrbio ainda favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, do diabetes tipo 2 e obesidade. Quando há excesso de hormônios masculinos, os sinais observados são: Alterações menstruais já que as mesmas são espaçadas e em geral a mulher menstrua poucas vezes por ano; Hirsutismo- aumento dos pêlos na face, seios e abdomem; Obesidade; Acne e Infertilidade.
O tratamento consiste no uso de medicamentos. Estes variam de acordo com o quadro de sintomas da paciente e suas complicações. A utilização de anticoncepcionais hormonais como pílulas, anéis vaginais, implantes protegem os ovários contra a formação dos microcistos e diminuem os níveis de hormônios masculinos. Mulheres que planejam engravidar também devem utilizar anticoncepcionais hormonais, em um primeiro momento do tratamento, para regularizar a menstruação.
A suspensão do anticoncepcional depois da regularização dos ciclos menstruais aumenta a chance de ovulação e gravidez.
Não se descuide. Mulheres com SOP correm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa. Controle seu peso , pois a obesidade agrava os sintomas da sindrome do ovário policístico.
Cuide bem de sua saúde.
Qualquer dúvida procure seu médico!!!
Dr, Leonardo Garnica.




Comentários