Outubro Rosa
- Leonardo Garnica
- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da população e da sociedade no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
É importante que as mulheres, conheçam seu corpo para saber o que é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde ou seu ginecologista para avaliação profissional.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com a sua idade. Esses exames podem ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:
Mulheres de 40 a 49 anos ,devem realizar o exame clínico das mamas anualmente e mulheres de 50 a 69 anos , devem realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama (caso na família de câncer de mama masculino; ter parente de primeiro grau [mãe, irmã, filha] que teve câncer de mama antes dos 50 anos; parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade), devem procurar seu ginecologista para acompanhamento mais individualizado.
O exame especifico para avaliação das mamas é a mamografia. Através desse exame o médico ginecologista pode avaliar caso a caso. A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Podeidentificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.
Lembrando também a importância das consultas regulares ao ginecologista para avaliação clinica e detecção de demais patologias e manutenção de uma vida saudável.
Cuide da sua saúde.
Qualquer duvida procure seu medico.
Dr. Leonardo Garnica.




Comentários