top of page
Buscar

Hipotireoidismo

  • Foto do escritor: Leonardo Garnica
    Leonardo Garnica
  • 20 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Quem nunca ouviu alguém comentar que têm dificuldade em perder peso ou esta ganhando peso por causa de algum problema na tireoide, sendo o ganho de peso é um sinal de menor importância quando se trata de distúrbios tireoidianos.


A glândula da tireoide é um órgão do sistema endócrino. Localizada na região anterior do pescoço,  frente da traqueia. Seu tamanho médio ser de 15 ml, ela é responsável pela produção de 2 hormônios: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Estes hormônios controlam como cada célula do corpo gasta energia – o metabolismo.


A produção do T3 e T4 é regulada pelo hormônio TSH, que é produzido na glândula hipófise. O TSH age como se fosse um regulador: quando faltam T3 e T4 no sangue, o TSH se eleva e com isso tenta normalizar os níveis destes hormônios. De forma inversa, quando T3 e T4 estão elevados no sangue , caem os níveis de TSH na corrente sanguínea.


O hipotireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão baixos.

Podem ser de origem autoimune, medicamentoso, pós procedimento cirúrgico no pescoço.


A doença é mais comum entre o sexo feminino, atingindo cerca de dez mulheres para cada homem.


O hipotireoidismo também afeta recém-nascidos. Nestes casos, a disfunção é diagnosticada pelo conhecido “teste do pezinho” e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.


A faixa etária mais comum para o aparecimento da doença nas mulheres é entre 40 e 60 anos, e os seus sintomas se confundem com os da menopausa.

O  cansaço contínuo é o mais marcante dos sintomas da doença. É o principal alerta para que o indivíduo procure um médico,os  demais sintomas englobam  ganho de peso ou inchaço por retenção de líquido; pele fria e mais grossa; unha quebradiça; queda de cabelos ;ciclos menstruais com mais hemorragia ou irregulares.


O diagnóstico é simples, com exame clinico e por dosagens dos hormônios tireoidiano no sangue do paciente.


O tratamento se faz com o uso de hormônios sintéticos de uso diário e permanente, sendo necessário um acompanhamento medico periódico.


Cuide bem da sua saúde.


Qualquer duvida, procure seu médico!


Dr. Leonardo Garnica.

 
 
 

Comentários


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2035 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com

Obrigado pelo envio!

bottom of page