Dieta DASH
- Leonardo Garnica
- 17 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

O verão se aproximando,elevação da temperatura, as pessoas começam a se preocupar com sua aparência, e comum o desejo de perder uns quilos para ficar bem nas roupas de fim de fim de ano. Muitos pacientes perguntam qual a melhor “dieta” que existe?; Fazer restrições alimentares ou abusos de somente alguns alimentos faz mal? Nessa ilusão de emagrecimento rápido, o corpo pode ser o maior prejudicado!
A dieta DASH sigla em inglês para Abordagem Dietética para Parar a Hipertensão, foi criada pelo National Heart, Lung, and Blood Institute dos Estados Unidos. Apensar de ter sido criada para pacientes hipertensos, este método passou a ser adotado por pessoas que não sofrem desta doença, pois proporciona uma série de benefícios. No mundo,atualmente, duas dietas tem reconhecimento científico de que fazem bem para a saúde, uma delas é a dieta DASH e a outra é a dieta mediterrânea.
Assim, qualquer pessoa pode seguir a dieta DASH. com o objetivo de ter uma vida mais saudável. A vantagem é ingerir menos sódio, mais alimentos integrais, frutas, vegetais e oleaginosas. Todos podem seguir este regime. Caso haja o controle de calorias ingeridas, esta dieta também pode ajudar na perda de peso, considerando que a presença de alimentos saudáveis substitui alimentos refinados, ricos em gorduras e açúcares que prejudicam a perda do peso e são lesivos a saúde.
Essa dieta não faz restrições de grupos alimentares, sendo possível evitar a monotonia alimentar, comum em dietas. Incentivando consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o organismo. Esse modelo de dieta também ajuda a controlar o colesterol e sua grande vantagem é que não exclui nenhum grupo alimentar. A dieta DASH é rica em fibras e nos minerais potássio, cálcio e magnésio, e esses micronutrientes trazem benefícios sobre a pressão arterial.
Pacientes hipertensos que associaram a dieta à mudanças no estilo de vida ,redução de peso em casos de sobrepeso e obesidade, consumo adequado de gorduras, redução na ingestão de bebidas alcoólicas e sal, abandono de tabaco e prática regular de atividade física, tiveram aumento da qualidade de vida e menores complicações decorrentes de doenças cardiovasculares.
Associado a dieta DASH, é importante a realização de atividade física regularmente.
Qualquer duvida, procure seu médico.
Cuide bem da sua saúde!
Dr. Leonardo Garnica.




Comentários