Dermatite Seborreica
- Leonardo Garnica
- 17 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas com grande produção de oleosidade da pele; como face, sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo.
Outras áreas do corpo também podem ser acometidas, como virilhas, axilas e nádegas
Quando acomete o couro cabeludo, a produção de caspa é um dos sintomas da dermatite seborreica . A mesma acomete cerca de 20% da população mundial, porém, somente 3% das lesões de pele são clinicamente relevantes. Homens são mais acometidos que mulheres. É uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
As causas da dermatite seborreica não estão totalmente esclarecidas. Sabemos que ela não é propriamente uma doença das glândulas sebáceas, e os pacientes acometidos não necessariamente têm um aumento da produção de sebo (oleosidade) por essas glândulas. Contudo, a predileção da dermatite seborreica por áreas da pele ricas em glândulas sebáceas nos indica que estas estruturas fazem parte do processo fisiopatológico da doença.
A teoria mais aceita atualmente é de que as glândulas sebáceas, e a oleosidade produzida pelas mesmas, desempenham um papel permissivo na gênese da dermatite seborreica, possivelmente através da criação de um ambiente favorável para o crescimento de fungos do gênero Malassezia (antigamente chamada de Pityrosporum ovale).
De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são: oleosidade na pele e no couro cabeludo; escamas brancas que descamam (caspa) ; Coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele, leve vermelhidão na área e possível perda de cabelo.
A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.
Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.
O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. Não existe cura para dermatite seborreica. Porém, há tratamentos e a doença pode ser controlada de forma a quase não causar incômodo ao paciente.
Os casos leves, somente com caspa no couro cabeludo, podem ser controlados apenas com xampu anti-capsa. que contenham Sulfeto de selênio ou Ciclopirox ou Ácido salicílico ou Alcatrão, ou Piritionato de zinco ou Cetoconazol.
Para controle e prevenção da dermatite seborreica devemos evitar uso de bonés ou chapéus, evitar cremes ou géis no couro cabeludo, lavar couro cabeludo diariamente, evitar banhos muito quentes, evitar prender cabelos úmidos ou dormir com cabelos molhados e fazer algumas medidas para evitar o stress.
Qualquer dúvida consulte um dermatologista.
Dr. Leonardo Garnica.




Comentários