top of page
Buscar

Cálculos renais

  • Foto do escritor: Leonardo Garnica
    Leonardo Garnica
  • 17 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura


Estamos enfrentando dias muito quentes, baixa umidade atmosférica, e essas condições fazem o corpo ativar um dos mecanismos de resfriamento da temperatura corporal, o suor. Ao apresentarmos uma maior perda de liquido através da pele, aumentamos a chances de aparecimento de cálculos renais. Litíase, nefrolitíase, cálculo urinário ou pedra no rim, como são comumente conhecidos os cálculos renais.

Os cálculos renais são formações solidas de constituição variada que precipitam. São depósitos organizados de sais minerais nos rins ou em qualquer parte do aparelho urinário. No inicio são bem pequenas e vão crescendo com o passar do tempo, em sua maioria estão em pelve renal, migrando para ureter e causando enorme dor a movimentação.



Seu aparecimento, formato, e velocidade de desenvolvimento dependem das concentrações das diferentes substancias na urina. Os rins, ao filtrarem o sangue, alteram as concentrações das substancias presentes na urina constantemente. Acredita-se que o crescimento dos cálculos renais pode ser acelerado por substâncias denominadas “promotoras” e retardado por substâncias ditas “inibidoras”. O desequibrio entre essas substancias iniciam a formação do calculo. A maioria dos cálculos renais são constituídos por cálcio. Alguns outros minerais normalmente encontrados são: estruvita, oxalato, ácido úrico. Comumente as pedras podem ser formadas por uma mistura destes elementos.


Os sintomas tem aparecimento, na maioria das vezes, de forma súbita,porem de forma variada. Dor em cólica em região lombar, dor intensa na região dos rins ; dor e ardor ao urinar; pode haver urina rosada, devido a presença de algumas gotas de sangue, diluídas. Em raros casos pode haver a presença de sangue vermelho vivo na urina; calafrios; Pode haver enjôo e vômitos. Muitos pacientes descrevem essa dor como a mais intensas e inesquecíveis que já sentiram.


Durante os episódios de dor, o paciente deve procurar atendimento de emergência para receber analgésicos e antiinflamatórios, que auxiliam o controle da crise de dor. Apos, deve ser realizado um estudo por imagem, onde comumente sao realizados ultrasom e/ou tomografia computadorizada, para identificação, localização e aferição das medidas do calculo.  E acompanhamento especializado para o tratamento e prevenção de novos episódios.


A melhor forma de prevenir o aparecimento de cálculos renais e uma grande ingesta hídrica, ou seja, beber água o dia todo, principalmente durante dias quentes e de acordo com as perdas corporeas, uma alimentação pobre em sal, pois o sódio tem papel importante na gênese dos cálculos. Qualquer duvida sobre o assunto, consulte um nefrologista.



Leonardo Garnica

 
 
 

Comentários


  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

© 2035 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com

Obrigado pelo envio!

bottom of page