Cálculo de Vesícula Biliar ( Colelitíase )
- Leonardo Garnica
- 17 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A colelitíase é a presença de pedras na interior da vesícula biliar, que é um pequeno órgão em forma de saco, localizado próximo ao fígado, responsável pelo armazenamento de bile.
A bile é um líquido amarelo esverdeado espesso produzido pelo fígado. Após a alimentação, a vesícula se contrai liberando bile ao intestino, que entra em contato com o alimento, continuando a digestão iniciada pelo estômago., digerindo a gordura.
A colelitíase é frequente , principalmente em mulheres, com 40 anos de idade ou mais e obesas. A causa da formação das pedras ainda não é bem conhecida .
Grande parte dos portadores de cálculos na vesícula são assintomáticos. Os pacientes sintomáticos podem apresentar dor na parte superior e central do abdômen, ou no quadrante superior direito. Na cólica biliar a dor costuma iniciar-se subitamente e termina gradativamente. A dor geralmente é intensa, contínua, com períodos de exacerbação, às vezes irradiando-se para as costas. É freqüente a presença de náuseas e vômitos de coloração esverdeada.
A ultra-sonografia do abdome é o método de escolha para a avaliação de pacientes com suspeita de cálculos biliares. Os exames laboratoriais podem mostrar a alteração de enzimas do fígado e dos ductos biliares. O hemograma estará alterado no caso de infecção.
De todos os pacientes portadores de cálculos biliares, de 15 a 20% apresentarão complicações mais graves devido aos cálculos biliares. Estas complicações podem ser referentes à obstrução da vesícula por cálculos maiores, como a colecistite aguda, ou devido à migração dos cálculos biliares pequenos da vesícula para os ductos biliares, como a coledocolitíase, a colangite e a pancreatite aguda. Clinicamente esses sinais são percebidos por fezes esbranquiçadas e urina de coloração amarronzada.
O tratamento da calculose biliar consiste na ressecção da vesícula biliar. Atualmente o método utilizado é a cirurgia vídeo-laparoscópica. Clinicamente os antiespasmodicos e analgésicos ajudam no alívio dos sintomas.
Caso apresente algum desses sintomas procure seu médico.
Cuide bem da sua saúde.




Comentários