Conheça-te
- Leonardo Garnica
- 17 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

Durante esta semana, conversei com alguns pacientes sobre a prevenção de alguns tipos de patologias, uma senhora disse uma expressão que me chamou a atenção, “orai e vigiai”. Deixando de lado o cunho religioso, vejo que essa expressão pode ser aplicada, de certa forma a nossa saúde. Modifico “conheça-te e vigiai”… explico!
Cada individuo deve se conhecer de forma ampla, conhecer seu corpo, suas emoções, suas capacidades e procurar identificar a cada dia alguma alteração que possa ser sinal de perigo. Menciono algumas situações que se conhecer e se vigiar pode salvar uma vida.
É recomendação dos ginecologistas que as mulheres façam o auto exame das mamas periodicamente para que possam identificar alguma alteração na pele ou algum tipo de lesão endurecida no tecido mamário, devem procurar um medico para investigação apropriada.
Os homens, que geralmente a partir dos 40 anos, deveriam procurar um clinico ou urologista para que seja feito exames de rotina e avaliação da próstata, e repetir essa bateria de exames periodicamente.
Conhecer o próprio corpo, saber o local, a quantidade, a coloração e tamanho das “pintas” e verrugas que normalmente temos, identificar novas pintas e lesões. Fazer avaliações periódicas dessas lesões, pois podem esconder um câncer de pele.
A realização de consultas medicas de rotina, para que se possa acompanhar as variações dos exames de rotina, por exemplo, glicemia, colesterol, função renal, função hepática entre outros. E se identificado alguma alteração, a investigação e tratamento possam ser feitos o mais precocemente possível.
Qualquer duvida, consulte seu medico.
Dr. Leonardo Garnica.




Comentários