Campanha nacional de vacinação contra a gripe
- Leonardo Garnica
- 18 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Os dias começam a ficar mais curtos, nas manhãs e nas tardes já sentimos uma leve brisa fria e a noite, o inverno começa a se mostrar, é época de ficar mais em casa, comidas mais quentes e intensificar os cuidados para evitar a gripe.
Começa na próxima segunda-feira (4) a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, nos postos de saúde de todo estado. A campanha de vacinação tem, inicio na próxima segunda feira, dia 4 e termina no dia 22 de maio. A meta é imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B.
A dose da vacina estará disponível na rede pública para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.
Conforme orientação do ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, sendo que a vacina é produzida em embriões de galinha.
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. O corre com maior frequência no outono, inverno e início da primavera.
A gripe diminui a resistência do organismo a outras infecções, facilitando a instalação de algumas bactérias que causam pneumonias, otites, sinusites, amigdalites e outras doenças.
A transmissão dos vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Deve-se adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Qualquer duvida, procure seu medico.
Cuide bem da sua saúde!
Dr. Leonardo Garnica.




Comentários