A ingestão de álcool nas festas de final do ano exige cuidado!
- Leonardo Garnica
- 20 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Nessa época do ano, devido as festas e comemorações do final do ano, aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas e ricas em sal, podendo causar dano a saúde dos que, exagerarem. O organismo sofre como um todo, porem o coração, o fígado e o estomago podem ser bastante afetado por esses excessos, sobretudo de álcool, trazendo mal-estar,náuseas e vômitos, epigastralgia, ou seja dores estomacais, principalmente nos portadores de gastrite e, nos que exageram pode ocasionar, coma alcoólico.
Nas comemorações de fim de ano, o melhor é não abusar. Para não acabar a noite no hospital é preciso se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas e, claro, não exagerar. É indicado que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos. e, durante a ingesta, intercale um copo de água ou de suco entre um copo e outro de bebida alcoólica. Assim, os efeitos da bebida não ocorram com grande intensidade e a ressaca do dia seguinte seja leve.
Sempre ouvimos que beber café forte, tomar banho gelado , beber leite condensado ajudam a melhorar a embriaguez e atenuar os efeitos da ressaca, mas esses mitos de fato não ocorrem. Leva mais ou menos uma hora para o fígado metabolizar um copo de vinho e não há nada que se possa fazer para acelerar esse processo.
Dicas para combater e evitar a famosa ressaca:
Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica; Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pelo excesso de bebida alcoólica; No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca; Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação.
E lembrem-se se beber não dirija , você pode por sua vida e a dos outros em perigo.
Qualquer duvida, consulte seu médico!
Cuide bem dos seus rins.
Dr.Leonardo Garnica.




Comentários