ASMA
- Leonardo Garnica
- 17 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

A asma é uma doença pulmonar que se caracteriza pela inflamação crônica das vias aéreas ocasionando, o seu estreitamento, e conseqüentemente dificuldade respiratória.
As vias aéreas são “tubos” onde há passagem de ar. Elas iniciam-se no nariz, onde ocorre a filtração do ar e segue para nasofaringe, laringe e traquéia. A traquéia se divide em dois tubos, brônquio direito e esquerdo que vão se ramificando e se tornando cada vez menores, levando o ar para todo o pulmão.
Na asma, a mucosa brônquica, que é o revestimento interno das vias aéreas, está constantemente inflamada por causa da hiper-reatividade brônquica (sensibilidade aumentada dos brônquios).
Nas crises de asma, esta hiper-reatividade brônquica aumenta ainda mais e determina o estreitamento das vias aéreas.
Este estreitamento ocorre devido ao inchaço da parede dos brônquios, contração dos músculos que estão ao redor dos brônquios e pelo aumento da produção de escarro causados pela inflamação.
Existem alguns gatilhos que desencadeiam a crise asmática tais como alterações climáticas, contato com poeira, mofo, pólen, odores fortes, pêlos de animais, gripes ou resfriados, fumaça,ingestão de alguns alimentos ou medicamentos, dentre outros
Esta obstrução à passagem de ar pode ser revertida espontaneamente ou com uso de medicações.
Caracteristicamente, nesta doença os sintomas aparecem de forma cíclica, com períodos de piora. Dentre os sinais e sintomas principais, estão tosse, falta de ar, chiado no peito, dor ou aperto no peito.
Os sintomas podem aparecer a qualquer momento do dia, mas tendem a predominar pela manhã ou à noite.
A asma é a principal causa de tosse crônica em crianças e está entre as principais causas de tosse crônica em adultos.
O diagnóstico é feito baseado nos sinais e sintomas que surgem de maneira repetida e que são referidos pelo paciente.Para auxílio no diagnóstico existem alguns exames complementares que podem auxiliar o médico. Dentre eles, estão o raio x de tórax e a espirometria ( identifica e quantifica a obstrução ao fluxo de ar).
Para se tratar a asma, a pessoa deve ter certos cuidado com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho. Junto, deverá usar medicações e manter consultas médicas regulares.
Qualquer dúvida , consulte seu médico!




Comentários